VISITE TAMBÉM

Rua Pedro Vicente, 625

Canindé - São Paulo SP

CEP 01109-010

(11) 3228-7208 / (11) 3315-9018

SINASEFE-SEÇÃO SÃO PAULO

Bolsonaro que deve tirar as mãos da Educação e da Ciência!

27.04.2019

 

 

Na manhã desta sexta-feira, 26 de abril, o presidente Bolsonaro, por meio de sua conta de twitter, anunciou que pretende "descentralizar" os investimentos “em faculdades de Filosofia e Sociologia (humanas)” em favor de “um ofício que gere renda”. Segundo o presidente, cabe à educação garantir apenas o aprendizado da leitura, da escrita e de fazer contas matemáticas.

 

Não é de hoje que as ciências humanas são atacadas e difamadas pelos setores reacionários. Os discursos contrários são tão antigos quanto as próprias disciplinas. Os conservadores, principalmente aqueles que optam por uma visão de mundo religiosa, não aceitam a ciência e a racionalidade como base de explicação para o mundo e, menos ainda, disciplinas que possam produzir ou sugerir soluções para os problemas que nos assolam, sejam eles econômicos, sociais ou morais.

 

Toda a produção do conhecimento científico, seja ele de áreas das ciências naturais, tecnológicas ou exatas, partem de pressupostos criados pelas áreas que refletem sobre o próprio  conhecimento, como são as áreas das humanidades. 

 

Imitando regimes absolutistas, Bolsonaro pretende criar mecanismos de controle estatal do que é ensinado. Sob o argumento de proibir o que chama de “doutrinação ideológica”, o governo segue um objetivo maior e muito bem definido: a privatização da Educação.

Na prática, retirar os programas curriculares elaborados para o ensino de Sociologia e de Filosofia, que refletem uma perspectiva de saber sociológico que se consolidou no Brasil, sobretudo, ao longo dos anos 1980 e como produto do processo de redemocratização do país, levarão a intensificar a tendência de diferenciação e abismo entre as escolas públicas e privadas.

 

Para a formação de indivíduos autônomos, que se apropriam do patrimônio cultural, artístico e científico historicamente produzido pela humanidade, é fundamental que o ensino da Sociologia, Filosofia e todas as ciências estejam presentes e integrados. Uma educação ampla, crítica e interdisciplinar é o caminho para combater a divisão nas ciências e aproximá-las do povo, combatendo ideias nocivas e anticientíficas do senso comum.  

 

O Sinasefe-SP repudia tais ataques e reafirma seu projeto em favor da educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada. 

 

Bolsonaro que deve tirar as mãos da Educação e da Ciência!

Tags:

Please reload

Notícias em Destaque

Trabalhadores do IFSP constroem calendário com assembleias e mobilização para barrar o projeto Future-se e organizar a luta contra o Plano Mais Brasil

12.11.2019

Bolsonaro e Guedes querem destruir o Estado Brasileiro

07.11.2019

REFORMA ADMINISTRATIVA: SERVIÇO PÚBLICO NA MIRA DO GOVERNO BOLSONARO

04.11.2019

INFORME JURÍDICO

02.11.2019

CARAGUATATUBA | NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM: CONDIÇÕES DE TRABALHO É ASSUNTO DE TODXS

31.10.2019

28 DE OUTUBRO: DIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS

28.10.2019

1/1
Please reload

VOLTAR AO TOPO