VISITE TAMBÉM

Rua Pedro Vicente, 625

Canindé - São Paulo SP

CEP 01109-010

(11) 3228-7208 / (11) 3315-9018

SINASEFE-SEÇÃO SÃO PAULO

21 DE MARÇO | DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

21.03.2019

O dia 21 de março foi instituído como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, em memória ao Massacre de Sharpeville. Tratava-se de uma manifestação realizada no dia 21 de março de 1960, em Joanesburgo – África do Sul, contra a Lei do Passe. Em pleno regime de apartheid, essa lei obrigava a população negra a portar um cartão contendo os locais em que poderiam circular. Embora pacífica, a manifestação foi alvo da violência policial, que abriu fogo contra a multidão e deixou 186 pessoas feridas e 69 mortas.

 

No Brasil, apesar de oficialmente não ter sido instituído um regime de apartheid, o racismo fundamentou a nossa história, mas, atualmente, é silenciado pelo “mito da democracia racial”, que nega a sua existência com a justificativa de sermos um único povo, o povo brasileiro, uma única nação e iguais enquanto “filhos de Deus” – como revela o discurso Bolsonaro.

 

Mas, é no cotidiano que vemos a desigualdade racial e as situações de discriminação racial acontecerem, quando corpos negros estatisticamente são as maiores vítimas do Estado, seja nas mãos da polícia – pelo assassinato ou pelo encarceramento em massa -, na saúde pública, no desemprego, baixos salários e segregação territorial, que dificulta o acesso ao trabalho, educação e cultura ao passo de setores privilegiados, que se apropriam do acesso e riqueza socialmente produzida.

 

Por isso, para o Sinasefe-SP, é muito importante nos somarmos às mobilizações contra a discriminação racial, e lutarmos cotidianamente por sua eliminação. Neste momento, acontece uma palestra sobre Racismo Institucional e uma exposição no Câmpus São Paulo do IFSP. Confira imagens do evento! 

 

 

 

Durante palestra promovida pelo NEABI (Núcleo de Estudos Afro- brasileiros e Indígenas) sobre Racismo Institucional, a companheira Maíra Martins realizou uma fala em nome do Sinasefe-SP.

 

A coordenadora da gestão eleita do sindicato destacou a importância da política de cotas. Para o Sinasefe-SP, a ação afirmativa por meio das cotas, mais do que uma dívida histórica com os grupos massacrados pela escravidão, por genocídios e preconceitos, é fundamental para a democratização do ensino público, fruto de uma longa mobilização e união de forças entre movimento estudantil, sindical, educacional e negro em defesa da educação brasileira.

 

🎥 Confira no vídeo, postado na página do Facebook, a fala da dirigente.

 

MARÇO FEMINISTA: O tema do dia é PROTAGONISMO DAS MULHERES NEGRAS

 

Durante o mês de março, o Sinasefe-SP, através da nossa página e redes sociais, aborda temas para enriquecer as discussões entre homens e mulheres sobre os papéis de gênero e comportamentos naturalizados que devem ser combatidos conjuntamente, além da realização de formações políticas e atividades específicas.

 

Neste 21 de março, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, é preciso lembrar que as mulheres negras estão na base da pirâmide social, mais vulneráveis a toda forma de violências e injustiças, invisibilizadas pelo machismo e pelo racismo.

 

No entanto, é com coragem e generosidade que as mulheres negras se levantam e lutam diariamente:

 

✊🏿 É de mulheres negras o choro, mas também a liderança na busca por justiça por filhos desaparecidos e assassinados pela violência, inclusive da polícia.

 

✊🏿 É de mulheres do campo – quilombolas, ribeirinhas, indígenas e muitas outras – o grito pelo acesso à terra.

 

✊🏿 É das jovens estudantes a cobrança crescente pela qualidade da educação pública.

 

✊🏿 É das mulheres negras o protagonismo pelo direito a decidir pelo próprio corpo e não serem hipersexualizadas. 

 

Precisamos, antes de tudo, reconhecer que "democracia racial" é uma grande falácia. Também precisamos reconhecer que sem as mulheres negras e seu pensar ativo não teremos o pleno exercício de nossos direitos. Vamos juntas!

 

 

 

 

 

 

Tags:

Please reload

Notícias em Destaque

PORTARIA 3884/2019 | COMUNICADO CONJUNTO CPPD / CISTA / SINASEFE-SP / Membros do CONSUP

19.11.2019

EM DEFESA DAS 30 HORAS

17.11.2019

Trabalhadores do IFSP constroem calendário com assembleias e mobilização para barrar o projeto Future-se e organizar a luta contra o Plano Mais Brasil

12.11.2019

Bolsonaro e Guedes querem destruir o Estado Brasileiro

07.11.2019

REFORMA ADMINISTRATIVA: SERVIÇO PÚBLICO NA MIRA DO GOVERNO BOLSONARO

04.11.2019

INFORME JURÍDICO

02.11.2019

1/1
Please reload

VOLTAR AO TOPO