VISITE TAMBÉM

Rua Pedro Vicente, 625

Canindé - São Paulo SP

CEP 01109-010

(11) 3228-7208 / (11) 3315-9018

SINASEFE-SEÇÃO SÃO PAULO

SINASEFE-SP participa de ato em Brasília contra a aprovação da PEC 55

12.12.2016

 

 

No dia 29 de novembro, a Capital Federal recebeu um grande protesto nacional contra as medidas de sucateamento do governo Temer. No mesmo dia em que o Senado Federal votava, em primeiro turno, a aprovação da PEC 55, que congela investimentos para saúde e educação pelo próximos 20 anos, mais de 30 mil pessoas se reuniram na Esplanada dos Ministério contra a aprovação da medida.

 

O SINASEFE-SP organizou um ônibus para Brasília juntamente com o SINTUABC, com servidores e estudantes do IFSP e da UFABC. Quando a caravana chegou, na tarde da terça-feira, Brasília tinha sua rotina modificada. Muitos ônibus estavam estacionados pelos arredores e muitos ainda chegavam ao local, com servidores e estudantes de diversos cantos do país.

 

Às 16h iniciou a concentração do ato na Esplanada dos Ministérios, quando as centrais sindicais, sindicatos, coletivos estudantis e movimentos sociais se organizavam para ocupar a rua e marchar em direção ao Congresso Nacional.

 

Enquanto a manifestação se movimentava, representantes dos movimentos revezavam falas no carro de som e os manifestantes carregavam faixas e cartazes, além de palavras de ordem e músicas contra a PEC 55, mas também contra a MP 746, que reforma o Ensino Médio, a proposta ‘Escola Sem Partido’ e a Reforma da Previdência.

 

 Os manifestantes se concentraram em um grande gramado em frente ao Congresso Nacional e enquanto mais da metade da passeata ainda se dirigia ao local, ocorreu um enfrentamento entre alguns manifestantes e policiais. A partir desse momento, a entrada do Congresso Nacional foi dominada por bombas de gás lacrimogênio. Uma comissão de parlamentares da oposição tentou dialogar com a polícia, mas foi ameaçada e também sofreu com o efeito do gás.

 

Após dispersar o primeiro grupo de manifestantes, a polícia continuou a atirar bombas em direção à manifestação, que recuava, porém as bombas chegaram até o carro de som, estacionado em uma rua em frente ao Congresso Nacional. A coordenação ainda tentou reorganizar o ato, mas os policiais continuam avançando e jogando bombas nos manifestante, atingindo inclusive os setores que tinham ficados na parte traseira do ato, com idosos e crianças.

 

Após a dispersão do ato, as pessoas se dirigiram aos ônibus tentando encontrar seus companheiros, mas nos arredores era possível escutar gritos de “Fora Temer” e contra a PEC 55. Apesar da ação intensiva da polícia para dispersar os manifestantes, a primeira parte do ato é um bom exemplo do processo de reorganização e fortalecimento da mobilização necessário para combater os diversos ataques que os trabalhadores vêm sofrendo no último período.

 

 

 

 

 

 

 

 

GALERIA DE FOTOS (24 imagens)

 

 

1/24

 

 

Tags:

Please reload

Notícias em Destaque

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SINASEFE-SP

13.12.2019

Conheça os principais pontos da PEC que permite redução dos salários dos servidores públicos

11.12.2019

Federais de SP apresentam contraponto ao ‘’Future-se’’

06.12.2019

NOTA REFERENTE CORREÇÃO DO VALOR DA RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO (RT) DEVIDO AO COMUNICA SIAPE N° 561584 DE 20/09/2019

04.12.2019

EM DEFESA DA JORNADA DE 30 HORAS, PARTICIPE DA COMISSÃO ESPECIAL!

04.12.2019

EM DEFESA DA JORNADA DE 30 HORAS | NOTA PÚBLICA PELA DEMOCRACIA NA CONSTRUÇÃO DA PORTARIA 4292/2019

02.12.2019

1/1
Please reload

VOLTAR AO TOPO