VISITE TAMBÉM

Rua Pedro Vicente, 625

Canindé - São Paulo SP

CEP 01109-010

(11) 3228-7208 / (11) 3315-9018

SINASEFE-SEÇÃO SÃO PAULO

Fique por Dentro! AGE Todos os Campus - 29 de setembro

12.10.2016

 

Na quinta-feira, 29.09, às 14h, ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do SINASEFE-SP, com convocação para todos os campus do IFSP. Vinte e quatro (24) servidores participaram da reunião realizada no Auditório Aldo Ivo Vicenzo, no Campus São Paulo do IFSP.

 

O ponto inicial tratou dos informes e diversos sindicalizados de diferentes campus puderam relatar como anda a mobilização em suas unidades. Foi dito que é preciso intensificar o diálogo com professores, técnicos-administrativos e estudantes sobre o sucateamento da educação pública e que em alguns locais ainda é complicado falar em paralisação e em greve.
 

A plenária foi informada que no dia cinco de outubro acontecerá o Dia de Luta Pela Escola Sem Mordaça, pauta que o SINASEFE-SP vem apoiando no último período.
 

 O segundo ponto de pauta tratou sobre a reforma do Ensino Médio. Foi consenso entre os participantes que fazer uma reforma tão importante como essa através de uma Medida Provisória (MP) e sem ouvir os trabalhadores da educação é uma afronta à democracia brasileira. Para além do método, o conteúdo também foi bastante criticado, sendo considerada uma medida que pretende acabar com o pensamento crítico nas salas de aula e preparar o aluno somente para servir como mão de obra explorada no mercado de trabalho.

Essa reforma também significa intensificar as desigualdades na educação, além da precarização do ensino e do trabalho docente. Em diversas falam também foi criticada a ‘Lei da Mordaça’, que possuí vínculo com a reforma do Ensino Médio, pois ambas propostas são contrárias ao pensamento crítico nas salas de aula. Por fim, foi enfatizado que estamos vivendo a maior onda de ataque a direitos no Brasil e que, diante disso, é necessário resistir em todas as frentes, no parlamento, judiciário e nas mobilizações.

 

No terceiro ponto de pauta, a assembleia aprovou estado de greve para a categoria. Antes da votação , ocorreu um longo debate, onde alguns servidores colocaram as dificuldades de fazer paralisações ou greves em seus campus.  A Coordenação Funcional explicou que a aprovação de paralisações ou estado de greve pela assembleia não obriga todos os campus a seguir o calendário. Os campus possuem autonomia para avaliar a possibilidade de mobilização  e  convocar a paralisação coletiva, ou uma outra atividade. Apesar disso, é importante que a assembleia debata e vote o assunto, pois a decisão coletiva da categoria dá respaldo legal e político para os servidores que se mobilizarem.

Também foi aprovado que o SINASEFE-SP fará uma intervenção no próximo Conselho Superior (CONSUP) do IFSP, apresentando um documento contra as medidas de sucateamento da educação e denunciando a postura de um representando do MEC que ameaçou juridicamente um conselheiro que chamou o governo Temer de golpista. 

 

 

 

Tags:

Please reload

Notícias em Destaque

Fique por dentro! Edição de janeiro do boletim do Sinasefe-SP divulga calendário de mobilizações e assembleias e faz chamado à luta. Confira.

17.01.2020

Carta Aberta ao Conif contém 26 tópicos de reivindicações do Sinasefe e 4 tópicos com pedidos de compromissos ao Conselho

16.01.2020

Fonasefe lança carta às Centrais Sindicais: entidade faz chamado à luta pela campanha salarial do funcionalismo e Greve Geral dia 18 de março

13.01.2020

Horário de funcionamento durante o mês de janeiro

06.01.2020

Sem consulta é golpe! Sinasefe-SP denuncia autoritarismo da Medida Provisória 914/2019

26.12.2019

BOM FINAL DE ANO, QUE VENHA 2020!

21.12.2019

1/1
Please reload

VOLTAR AO TOPO