VISITE TAMBÉM

Rua Pedro Vicente, 625

Canindé - São Paulo SP

CEP 01109-010

(11) 3228-7208 / (11) 3315-9018

SINASEFE-SEÇÃO SÃO PAULO

Fique por dentro! AGE Todos os Campus – 28 de junho

01.07.2016

 No dia 28 de junho, às 14 horas, ocorreu a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do SINASEFE-SP, com convocação de todos os campus do IFSP. Cerca de 15 servidores se reuniram na sala D5 do Campus São Paulo e, além do campus anfitrião, estavam presentes representantes dos campus Cubatão, Boituva, Jacareí, São Roque e Sorocaba.

 

No primeiro ponto foram repassados informes do II Encontro Nacional de Educação (ENE), que aconteceu entre 16 a 18 de junho, em Brasília, com participação do SINASEFE-SP. Além de movimentações para criar uma Frente Nacional contra o projeto “Escola Sem Partido”, com uma reunião agendada para o dia 13 de julho no Rio de Janeiro. Também foram relatadas informações do último encontro da Coordenação com o Departamento Jurídico, entre outros assuntos.

 

O segundo ponto da assembleia debateu a conjuntura política e o plano de lutas do SINASEFE-SP. Inicialmente ocorreu um balanço sobre a paralisação de 16 de junho, com levantamento dos campus que paralisaram e promoveram atividades. Clique aqui para ler o relato do dia 16 de junho.

 

Também foi debatida a conjuntura política nacional, com destaque para o perigo representado pelas propostas apresentadas no documento “Travessia Social” criado pelo PMDB e defendido pelo governo de Michel Temer. Na educação, a pretensão é acabar com a formação dos professores ao instituir um sistema de certificados, em uma concepção estritamente meritocrática.

 

As oito bandeiras de luta definidas na AGE passada foram mantidas pelo plenário, com pontuações de que a bandeira “Fora Temer”, por vezes, fica distante da realidade do servidor, assim é preciso incentivar debates sobre temas mais próximos do cotidiano e fazer a ligação com o golpe institucional e as medidas do atual governo.

 

Em um plano mais interno, foram debatidos problemas enfrentados pelos servidores, como o assédio moral e outros tipos de assédios. Foram levantadas propostas para combater a prática, como divulgação de cartilhas, debates e a realização de um mês dedicado ao tema. Com a proximidade das eleições para reitor e diretores do IFSP, o assunto também foi pautado pelos servidores, com a proposta de fazer um questionário, com participação de toda comunidade, para enviar aos candidatos para auxiliar os servidores no pleito eleitoral.

 

Além disso, os presentes se mostraram incomodados com informes de que alguns professores estão se movimentando para criar uma seção do ANDES entre os docentes do IFSP, o que foi caracterizado como uma tentativa de divisão da categoria e do Sindicato. Além de falas contra a iniciativa, foram levantadas propostas para fortalecer a unidade e a luta dos servidores do IFSP.

 

Os últimos pontos de pauta foram as eleições de representantes do SINASEFE-SP para participar da 143ª Plenária Nacional, a ser realizada nos dias 2 e 3 de julho e do Grupo de Trabalho sobre Carreira, nos dias 30 de junho e 1 de julho, ambos em Brasília. Foram definidos dois representante para a Plena, um da Coordenação, Paulo Sérgio Baptista, e um pela base, Jean Louis Rabelo de Morais, e dois suplentes da base, Irani Castro Balbino e Nivaldo Cesário de Souza. Três dos eleitos também acompanharão o GT sobre Careira.

 

Para finalizar a assembleia foram repassadas todas propostas de encaminhamento realizadas até então e submetidas à aprovação do plenário. Confira as deliberações da AGE de 28 de junho de 2016:- Reafirmação das 8 bandeiras de luta do SINASEFE-SP para o próximo período: 1) Fora Temer golpista! Nenhum direito a menos!2) Contra os cortes de verba para a educação pública!3) Contra a Reforma da Previdência!4) Contra o Projeto de Lei Escola Sem Partido! Por uma escola sem censura!5) Contra o PLP 257/16!6) Pela revogação da Portaria 17, que precariza o trabalho docente!7) Contra a desvinculação dos recursos para a saúde e a educação!8) Em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade!- Construção de um mês de debates dedicado ao tema assédio, tratando do assédio moral, mas também todos os tipos de assédio.- Organizar um debate, com o formato a definir, sobre a Auditoria da Dívida Pública, usando uma linguagem mais acessível. Indicação de convidar a especialista no tema Maria Lucia Fattorelli.- Compor a Frente Nacional contra o Projeto “Escola Sem Partido”. Enviar representante, a definir, para o lançamento no dia 13 de julho, no Rio de Janeiro.- Elaborar um questionário a ser entregue a todos candidatos a reitor e diretor do IFSP. Coordenação vai fazer uma primeira versão que será submetida a alterações e adição de perguntas da comunidade dos diversos campi do IFSP.- Divulgar uma Carta Aberta à comunidade sobre a tentativa de divisão do SINASEFE-SP, questionando a quem interessa o enfraquecimento do nosso sindicato e formação de um organização somente de docentes. Coordenação é responsável pela carta.- Quando não houver espaço físico para realização de eventos do SINASEFE-SP, fazer em espaços públicos.- Pleitear espaços físicos para o SINASEFE-SP em outros campus.- Elaborar um questionário de demanda e necessidades dos servidores.

 

A ATA dessa assembleia está à disposição em nossa sede ou pelo e-mail sinasefesp@sinasefesp.org.br.

Tags:

Please reload

Notícias em Destaque

Trabalhadores do IFSP constroem calendário com assembleias e mobilização para barrar o projeto Future-se e organizar a luta contra o Plano Mais Brasil

12.11.2019

Bolsonaro e Guedes querem destruir o Estado Brasileiro

07.11.2019

REFORMA ADMINISTRATIVA: SERVIÇO PÚBLICO NA MIRA DO GOVERNO BOLSONARO

04.11.2019

INFORME JURÍDICO

02.11.2019

CARAGUATATUBA | NINGUÉM SOLTA A MÃO DE NINGUÉM: CONDIÇÕES DE TRABALHO É ASSUNTO DE TODXS

31.10.2019

28 DE OUTUBRO: DIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS

28.10.2019

1/1
Please reload

VOLTAR AO TOPO